Crowdfunding

5 dicas de como utilizar o Crowdfunding

Como financiar o seu projecto através de Crowdfunding

5 dicas para financiar o seu projecto através de Crowdfunding, um artigo de João Batista

Se é empreendedor e sonha com a possibilidade de lançar um projecto próprio, a escassez de recursos financeiros não deve ser a sua maior dificuldade. A falta de dinheiro é crónica e geral, assim como as dificuldades de acesso a créditos bancários, a fundos comunitários, investidores de risco, Business Angels ou a empréstimos envergonhados de amigos e familiares. Se é verdadeiramente empreendedor, verá no problema uma oportunidade e conseguirá transformar os zeros da sua conta bancária numa aventura proveitosa que lhe trará muito mais que a obrigação de pagar uma avença mensal acrescida de juros.

Se quer realmente dar o passo em frente e está preparado para se comprometer publicamente com essa decisão, está na altura de pensar de forma criativa e de fazer mais com menos recursos. Por outras palavras, esqueça qualquer tipo de financiamento que coloque demasiada pressão no funcionamento do seu negócio e considere o Crowdfunding como a solução que lhe faltava. Desta forma, terá o duplo benefício de evitar dívidas e ingerências externas na gestão do seu projecto e de garantir um lançamento público e excitante que teste o conceito que pretende criar. Se conseguir angariar todo o montante de que necessita, irá suprimir as necessidades financeiras e ainda perceber qual a aceitação que o mesmo poderá vir a ter junto dos consumidores.

Para o ajudar no desenvolvimento da sua próxima campanha de Crowdfunding, deixo-lhe 5 conselhos que considero fundamentais para o sucesso:

 

Prepare uma campanha de pré-lançamento

Recorde que uma campanha de Crowdfunding decorre durante um período de tempo definido e limitado e que, na maioria dos casos, não receberá nada se não conseguir angariar o valor total que definiu. Prepare uma campanha de pré-lancamento que divulgue o projecto antes mesmo de ele estar disponível. Pense na indústria cinematográfica de Hollywood e na antecedência com que os filmes são promovidos através das mais diversas estratégias de Marketing. Uma boa campanha de pré-lançamento irá criar expectativas nos clientes e aumentar a procura pelo seu produto. Torne-se relevante, desenvolva um posicionamento apetecível e comunique de forma regular. Verá que o sucesso da campanha será instantâneo quando a tornar pública.

 

Controlar o valor pedido

Tenha em atenção o valor que estabelece para a campanha. Montantes muito elevados poderão comprometer o sucesso da mesma e deixá-lo de volta ao ponto de partida. Orçamente bem o projecto e fundamente a campanha em números reais. Se necessitar de muito dinheiro, pense em financiar apenas uma parte do projecto através de Crowdfunding ou estabeleça várias rondas de financiamento. Será mais fácil atingir os seus objectivos, sentir-se motivado e aliciar os apoiantes.

 

Oferecer recompensas interessantes e adequadas ao projecto

Crowdfunding não é solidariedade. Quando entender este ponto, perceberá que os apoiantes investem no seu projecto em troca de uma mais-valia. Invista algum tempo a desenhar as recompensas que disponibilizará em troca dos apoios. De uma forma geral, os apoiantes estarão à espera de conseguir algo único e exclusivo relacionado com a actividade que pretende financiar. Um almoço privado com os mentores do projecto, um cartão de descontos exclusivo ou uma edição limitada do produto que tem para oferecer. Esqueça as t-shirts e as canetas com o logótipo da empresa, pois para além de representaram um custo muito elevado de produção não constituem uma real mais-valia para o apoiante.

 

Manter a comunicação constante

Não se limite a anunciar que a campanha está no ar e a revelar qual o desfecho final. Tipicamente, as campanhas de Crowdfunding enfrentam a fase mais complicada a meio da sua duração. Para evitar que o ritmo de apoios estagne, desenvolva uma comunicação constante com o público. Crie metas, revele conteúdos exclusivos e potencie mecanismos de recomendação a amigos. Terá de motivar a sua audiência e de alcançar novos públicos.

 

Agradecer aos apoiantes em tempo real

Certamente sabe que é mais fácil manter um cliente do que angariar um novo. No Crowdfunding, a tendência é semelhante. Lembre-se de agradecer diariamente aos seus apoiantes como forma de demonstrar que continua activo na promoção do projecto e que valoriza cada um dos contributos. Adicionalmente, estas trocas de emails escondem a oportunidade de motivar os apoiantes a partilhar a sua campanha com amigos e familiares. O Crowdfunding funciona pelo efeito de bola de neve e é aqui que começa essa oportunidade.

Artigo de João Batista

O João é Director na empresa Livros de Ontem

website: https://medium.com/find-your-passion

 

banner-pmc

 

 

Deixar uma resposta