Como gerar leads com questionários em redes sociais

Quer gerar mais leads?

Já pensou usar questionários em redes sociais para chegar a possíveis clientes?

Os questionários são uma excelente forma de interagir com a sua audiência, recolher feedback e criar a sua lista de e-mails.

Neste artigo vai descobrir como criar questionários em redes sociais que geram leads.

 

#1: Defina um objetivo

Um questionário de sucesso precisa de um objetivo claro. O que pretende alcançar? O que quer que os participantes façam? Alguns dos objetivos podem ser:

a) Aumentar a sua lista de e-mail marketing
b) Apresentar a sua marca às pessoas
c) Gerar tráfego para o seu blogue
d) Informar o seu público-alvo sobre um evento que esteja a organizar.

Se está a tentar concretizar vários objetivos ao mesmo tempo, reduza-os para um ou dois mais importantes.

 

#2: Identifique as necessidades do seu público

Conheça as necessidades do seu cliente para esboçar um questionário que lhe seja atrativo. 

Este passo permite-lhe esboçar um tema para o questionário em redes sociais e perguntas que possam explorar as emoções, necessidades e os sentimentos da sua audiência. Além disso, as pessoas ficam mais à vontade para partilhar as suas preferências consigo.
Está tudo relacionado com criar valor e a expectativa de que qualquer informação que o seu público-alvo obtenha da sua parte será trabalhada a pensar nele.

 

#3: Crie o questionário

Para criar o seu questionário, use um serviço como ShortStack ou Interact, mas certifique-se que este irá ser integrado com o seu fornecedor de serviço de e-mail. Isto permite-lhe utilizar o questionário para recolher novos subscritores de e-mail e aumentar a sua audiência.

Tenha em atenção que um questionário em redes sociais para ter sucesso deve ser interativo, divertido e a pensar no seu público. As pessoas adoram aprender mais sobre si mesmas e ver as suas vontades e necessidades validadas.
Temas e cabeçalho

Escolha um tema que apele aos interesses, sentimentos e emoções de quem vai responder ao questionário. Divirta-se e crie o cabeçalho para a sua audiência (por exemplo, “Que personagem dos Simpsons você é?”).

Exemplo de um cabeçalho que fica no ouvido, usado com um questionário sobre marketing.
Perguntas e Respostas

Assim que tiver um tema e um cabeçalho criativo, comece a criar algo divertido, com perguntas e respostas. Veja algumas dicas a ter em atenção:

a) Perguntas e respostas curtas. Não exceda 6 respostas por pergunta. O questionário não deve demorar mais de 2 minutos a ser respondido, por isso, a regra geral das 5 a 10 perguntas é uma boa opção.
b) Imagens com impacto. Vão ajudar a chamar a atenção para o seu questionário e a manter os participantes interessados.
c) Questionários simples que sejam fáceis de completar e que os resultados sejam fáceis de partilhar. Isto vai aumentar o alcance do seu questionário e o potencial que se tornará viral.
d) Longe dos questionários com argumentos de vendas.
As perguntas e respostas na maioria dos questionários não vão proporcionar muitas perceções práticas. O objetivo aqui é, unicamente, tornar o questionário divertido para o público-alvo e atrair possíveis leads no final. No entanto, as suas perguntas e respostas devem estar relacionadas com o seu negócio, mas devem ser feitas de um modo atrativo.

Faça um questionário dirigido ao seu público-alvo.

Resultados do questionário

No final do questionário, não revele de imediato os resultados. O que deve fazer é incentivar as pessoas a registarem-se na sua lista de e-mail, mas de forma a que elas possam facilmente avançar para os resultados, caso não se queiram registar.

Por exemplo, ofereça um ebook gratuito, um relatório ou um caso de estudo que possam descarregar após terminarem o questionário.
Dê a quem responde ao questionário uma razão para partilhar as suas informações consigo.

Facilite a partilha de resultados do questionário.

 

#4: Partilhe o questionário

Depois de ter criado o questionário, publique-o no seu blogue, website, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, etc. Se já se aventurou pelo mundo dos vídeos, avise também os seus seguidores do Periscope e Meerkat.

Publique o seu questionário em todos os canais sociais que tiver.

 

#5: Avalie os Resultados

Ao avaliar os resultados do questionário, tenha em atenção a percentagem de conclusão do mesmo e a taxa de conversão de leads. Estes são indicadores fundamentais para um questionário eficaz.
Avalie os seus resultados e faça as alterações necessárias.

A percentagem de conclusão do questionário pode variar na sua indústria, mas aponte para 80% de média de conclusão. Se esta percentagem for inferior à que pretende, pode significar que o seu questionário não está a fornecer dados suficientes ou que as pessoas perdem o interesse antes de chegar ao fim do questionário.

Verifique o tamanho do seu questionário. É muito longo? O conteúdo é importante e divertido?

Preveja uma média de 5% para a sua taxa de conversão de leads. Se a sua taxa de conversão de leads não se encontra onde acha que deveria estar, pense em tornar o seu incentivo mais atrativo. Quando o questionário em redes sociais é bem feito, a sua lista de e-mail marketing aumenta.

Pode, ainda, conseguir previsões do tipo de público que lhe interessa através dos resultados do questionário. Se pedir a quem preenche o questionário que partilhe o seu maior desafio de marketing, irá saber qual o tipo de conteúdo que eles precisam para ultrapassar esse desafio.

Ou se lhes perguntar qual a app que usam mais vezes no telemóvel, conseguirá perceber de que forma eles poderão interagir mais facilmente com a sua marca.

Passamos-lhe a bola

Sabia que os questionários são uma das formas mais populares de conteúdo nas redes sociais? Nove em cada dez histórias partilhadas no Facebook são questionários.

Siga os passos que acabamos de indicar para criar o seu questionário em redes sociais e começar a recolher leads ainda hoje.

Artigo retirado de http://www.socialmediaexaminer.com/how-to-generate-leads-with-social-media-quizzes/?utm_source=Facebook&utm_medium=FacebookPage&utm_campaign=New

Texto traduzido por:

Nome: Daniela Melo

Profissão: Tradutora

website: www.translationcontent.com
Descrição: Licenciada em Tradução, pelo ISCAP, e com especialização em Marketing Digital, pela web2business, é tradutora de inglês e espanhol para português em áreas como Marketing Digital, Social Media, Ciências Farmacêuticas e Turismo.

Gostavas de ver os teus textos no PMC? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever. http://www.portugalmediacenter.net/colabora-connosco/

Deixar uma resposta