6 atualizações no Facebook Live

6 atualizações no Facebook Live que os Marketeers devem conhecer

Estão a surgir novas atualizações no Facebook Live que incluem o acesso do colaborador, comentários fixos, posts cruzados, entre outras. Se é um dos Marketeers que trabalha com conteúdo de Live Video deve estar a par destas mudanças.

O Facebook está a apostar no vídeo, e o live video é uma parte essencial dessa aposta.

Com base no feedback das marcas, dos negócios e de outros emissores que publicaram em direto no Facebook nos últimos meses, o formato e a função do Live Video tem novas ferramentas e melhorias que permitem maior controlo e personalização.

O Facebook quer que tanto os perfis como as páginas partilhem em direto, e os Marketeers devem ter consciência de algumas das mudanças que estão a ocorrer neste sentido:

1. Desktop, Web-based Live Video

As Páginas de Facebook vão poder partilhar vídeos em direto a partir de um navegador web. Isto facilita a vida dos criadores de conteúdo de Live Video, com uma câmara fixa num estilo de vlog diário. Já não precisa de um smartphone para entrar em direto, pois já é possível a partir de portáteis e computadores.

2. Colaboradores podem transmitir a partir da sua Página

Até agora a transmissão a partir de uma Página exigia que um administrador da mesma assumisse o controlo. Muitos negócios usavam a Facebook Live API para ter múltiplos feeds de câmaras e b-roll, mas agora o Facebook apresenta uma nova função de Colaborador Live , que permite ao administrador da Página “passar a pasta” a colaboradores específicos.

Imagine um serviço noticioso com um repórter de campo que anda pelo país fora. Esta nova funcionalidade permite que o repórter entre em direto na Página de Facebook desse serviço noticioso, através do seu telemóvel.

3. Métricas de vídeo para Perfis com 5000+ seguidores

Para perfis com 5000 ou mais seguidores (não é a mesma coisa que Página), ficarão disponíveis novas métricas para conteúdo de Live Video. As métricas pretendem ajudar os perfis (normalmente influenciadores, celebridades, ou criadores de conteúdo de renome) a perceber melhor o desempenho do seu conteúdo de vídeo (seja Live ou normal).

As métricas para esses perfis incluem: total de minutos visualizados, total de visualizações e total de interação (reações, comentários e partilha). Podem ver, também, “as métricas agregadas de todos os vídeos que publicam no seu perfil em períodos de 7, 30 e 60 dias, incluindo o número total de publicações de vídeos, interação, total de visualizações e de minutos vistos, e o número total de seguidores de Perfil,” (via Facebook Newsroom).

4. Comentários fixos

Quem transmite vai ter a opção de fixar comentários no final da transmissão do vídeo. Os live videos de Páginas com muitos seguidores são, normalmente, inundados com comentários. Como estes passam tão rápido podem até distrair quem está a ver a transmissão. Agora, vai ser possível fixar um comentário que fica até ao final do vídeo.

5. Permalink para atualização de vídeos nas Páginas

Se a sua Página publica conteúdo em vídeo, poderá ver todos os seus vídeos com o permalink: “facebook.com/pagename/videos”… Isto facilita o envio de um só link especificamente para o seu conteúdo em vídeo no Facebook, e se estiver a transmitir em direto quando alguém clicar no link, essa pessoa vai ver de imediato o seu live vídeo. É uma forma fácil de direcionar conteúdo de vídeo (live e normal) a partir de Páginas específicas.

6. Publicar Facebook Live Videos em várias Páginas

É agora possível partilhar vídeos “cruzados”. Isto significa que, se é administrador de várias Páginas do Facebook, pode partilhar na Página B o mesmo vídeo que foi inicialmente publicado na Página A, quase ao mesmo tempo. Esta função está agora disponível para Live Videos assim que termina a transmissão.

Fonte: https://socialmediaweek.org/blog/2017/01/updates-facebook-live-marketers/ (12 de janeiro de 2017)

Traduzido e adaptado por:

PMC-DanielaMelo

Nome: Daniela Melo

Profissão: Tradutora

Descrição: Licenciada em Tradução, pelo ISCAP, e com especialização em Marketing Digital, pela web2business, é tradutora de inglês e espanhol para português em áreas como Marketing Digital, Social Media, Ciências Farmacêuticas e Turismo.

Gostavas de ver os teus textos no PMC? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever. http://www.portugalmediacenter.net/colabora-connosco/

One thought on “6 atualizações no Facebook Live

Deixar uma resposta