Facebook Grupos Versus Facebook Páginas

Facebook – Grupos e Páginas

O Facebook é a Rede Social mais completa em termos de divulgação de conteúdos. Aqui a diversidade é enorme, tanto para quem quer apostar em anúncios, como para quem quer apostar nas ferramentas free (Grupos, Messenger, etc).

Quem tem um negócio, ou simplesmente quer ter uma presença sólida na Rede Social Facebook, a primeira pergunta que me faz é “Devo ter uma Página ou um Grupo?”.

Naturalmente que deve ter uma Página. Uma Página identifica uma presença sólida de uma Marca que quer estar presente no mercado, um Grupo é uma comunidade com um objetivo em comum.

Ambas são presenças diferentes mas podem completar-se.

Porque deve apostar num Grupo?

Se quer ter uma presença forte mas não tem disponibilidade financeira ou não se sente à vontade para apostar em anúncios, então para além da Página deve criar um Grupo.

Se tem uma grande comunidade que segue a sua Página, onde constantemente colocam perguntas sobre os seus produtos, então deve criar um Grupo de Suporte à sua Página.

Se tem uma loja na sua Página onde divulga alguns produtos mas acha que não é suficiente pode criar uma loja num Grupo para chegar a mais público.

Se no seu trabalho necessita de consultar o seu público então deve criar um Grupo para fazer sondagens.

Naturalmente são só alguns exemplos de como pode utilizar um Grupo como complemento na divulgação da sua Página no Facebook.

O Facebook permite criar vários tipos de Grupos e ou Páginas de acordo com o nosso negócio e ou objetivos. Mas existem diferenças entre eles.

Vantagens das Páginas

  • As Páginas disponibilizam uma ferramenta muito importante que permite observar o alcance das publicações entre outras métricas, naturalmente que estou a falar da Estatística.
  • A escolha do público que queremos alcançar quando fazemos anúncios.

Vantagens dos Grupos

  • Criação de uma comunidade de grande alcance.
  • Aqui não está presente o Algoritmo do Facebook, por isso, por norma tudo o que publica ou partilha nos Grupos chega à sua comunidade.

Naturalmente que sou uma grande defensora das ferramentas free, (Grupos, Messenger, etc), pois permitem uma maior aproximação com o cliente, algo que as ferramentas pagas (anúncios) não têm, mas fica ao vosso critério que ferramentas utilizar na hora de divulgarem a vossa Marca.

 

Artigo por Mafalda Lage Borralho

A Mafalda, ajuda empresas e empreendedores a utilizarem o poder da internet, para que tenham mais e mais clientes.

7 thoughts on “Facebook Grupos Versus Facebook Páginas

Deixar uma resposta