Twitter – networking profissional

Twitter – ferramenta de networking profissional

Um excelente artigo de João Alexandre que deixo aqui transcrito.

O Twitter é mais do que apenas um meio de partilhar as tuas opiniões sobre um determinado assunto.

Pode ser uma ferramenta bem eficaz para criar uma rede profissional. Existem 316 milhões de utilizadores ativos que entram todos os dias. As oportunidades estão ao virar da esquina. Ao aprender como usar bem esta rede social, poderás melhorar a sua reputação num curto espaço de tempo.

Apresento cinco dicas em como usar o Twitter como ferramenta de networking e relacionamento profissional.

1. Usa hashtags para guardar conversas
As hashtags colocam os teus tweets de entre aqueles que estão envolvidos em tópicos específicos. Isto é uma boa maneira de chamar à atenção dos outros, que pode levar ao aumento do teu número de seguidores.

Quanto mais contribuíres (conteúdo de valor) à conversa ou ao tópico a ser discutido, melhor são as hipóteses de te ligares com as pessoas que vêem o teu tweet/publicação.

Usa hashtags desta forma:

Não faças #spam #dos #teus #seguidores #com #hasthags
Não escrevas mais que duas ou três hasthags por tweet;
As hashtags devem ser relevantes para o tema do teu tweet.

2. Menciona outros
Para mencionares alguém num tweet usas o símbolo da arroba. Assim, se me quisesses mencionar no Twitter, escrevias uma mensagem com @JoaoAlexConsult e eu iria ser notificado da tua mensagem/tweet.

Mencionar outros não só lhes capta a atenção, como pode criar futuras conversas que essas pessoas podem ter com outros.

Se tiveres um comentário ou informação sobre um tema que interesse a essas pessoas, podes responder diretamente, agregando valor a elas e aumentando a tua exposição.

Não abuses das menções, nem sejas demasiado profissional. Se uma pessoa não te respondeu após teres enviado uma ou duas menções, é provável que não te responda de todo. Se insistires, ela poderá bloquear-te.

3. Publica bom conteúdo
Embora o Twitter possa ser um sítio para desabafar, não o uses dessa forma porque isso não é nada profissional.

Colocar comentários que agreguem valor, sejam úteis e informativos, não só ajuda os outros, mas melhora a tua reputação na comunidade.

Partilha artigos sobre a tua área. mas também artigos informativos na internet ao colocares os links no tweet. Ajudar e informar vão contribuir para o teu sucesso online.

Para encontrares conteúdo interessante e temas úteis, podes usar ferramentas como o Explore do Klout,What’s Hot no Google, ou o Feedly.

4. Envolve-te com quem segues
Podes nunca vir a ter qualquer tipo de atenção das pessoas importantes e celebridades que segues, mas ficarias surpreso(a) com a quantidade de pessoas que te poderão vir a responder, outros profissionais na tua atividade, ou fora dela.

Uma resposta a um tweet envia uma notificação para o autor do tweet. Ele ou ela podem responder-te, dando-te uma hipótese de começares a ficar conhecido por essa pessoa.

Se tens uma empresa, leva o teu tempo para responder a questões, recebe sugestões e atende a comentários ou queixas dos teus potenciais ou atuais clientes.

Se estás presente no Twitter, pensa nele como mais um meio de interagir com os teus potenciais clientes. Assim como irias telefonar de volta para algum contacto ou cliente que te deixa um voicemail, ou escrever de volta para alguém que te enviou um email ou carta (ainda se usa disto?), precisas também responder a essas pessoas e ser comunicativo(a) no Twitter.

Uma boa conta Twitter com a qual podes aprender é com a agência We Love Social.

5. Usa imagens
De acordo com o Twitter Analytics, as imagens geram mais interesse e atenção, tal como no Facebook. Publicar imagens nos teus tweets aumenta a tua exposição para com os leitores, já que poderão assinalar o tweet como favorito e re-tweetá-lo para os seus próprios seguidores.

Adicionar uma imagem triplica o envolvimento com os tweets, levando a que seja mais propenso de ser partilhado/re-tweetado. Se algum dos teus tweets se tornar viral, poderá chegar a milhares de pessoas num bocadinho.

É fácil publicar fotos no Twitter.

Conclusão
O Twitter pode ser uma bela ferramenta para ti. Do ponto de vista profissional, é um serviço gratuito que te permite ligar às pessoas e criar uma rede com aqueles que te podem ajudar na tua carreira, e nos negócios.

Não subestimes aquilo que poderás conseguir fazer com apenas 140 carateres.

Vê aqui o artigo origianl: http://joaoalexandre.com/blog/usar-twitter-networking-profissional/

Texto transcrito  por:

Nome: Mafalda Lage Borralho

Profissão: Consultora em Marketing Digital

Descrição: Consultora e formadora em Marketing Digital. Master em Marketing Digital. Vários cursos em Redes Sociais, Social Media, Websites e Marketing Digital. Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional com vertente em Análise Organizacional.

Gostavas de ver os teus textos no PMC? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever. http://www.portugalmediacenter.net/colabora-connosco/

3 thoughts on “Twitter – networking profissional

Deixar uma resposta