YouTube tem nova rede social

YouTube consegue a sua própria rede social com o lançamento do separador Comunidade YouTube

A confirmar os relatórios anteriores sobre a possível introdução de mais funções de rede social ao seu serviço, a empresa anunciou há poucos dias o lançamento do YouTube Community, que permite aos criadores de vídeos interagir melhor com os seus visualizadores através de texto, GIFs, imagens e outros.

O objetivo destas novas funcionalidades é ajudar os criadores de vídeo a diferenciarem-se das plataformas competitivas, oferecendo mais ferramentas de conexão com o seu público, para além dos próprios vídeos.

O YouTube tem vindo a testar este novo serviço nos últimos meses com vários criadores para ter o feedback necessário. Lançou já este serviço ao público em versão beta, com esse grupo de testers, e ficará disponível para um grupo mais vasto de criadores nos “próximos meses”.

O acesso a esta nova funcionalidade está disponível aos criadores e aos seus seguidores através do separador “Comunidade” nos seus canais.

A partir daqui os criadores podem partilhar conteúdos como publicações em texto, imagens, GIFs e outros. O público pode reagir a isto com um polegar para cima ou para baixo, como nos vídeos, além de poder comentar.

Os seguidores vão ver estas publicações nos seus avisos de “Subscrições” na aplicação YouTube para telemóvel, e podem, ainda, escolher receber as notificações sempre que a tal Comunidade tiver uma nova publicação a mostrar.

Comunidade YouTube

Os primeiros a adotar a YouTube Community foram John & Hank GreenAsapSCIENCE, The Game Theorists, Karmin, The Key of Awesome, The Kloons, Lilly Singh, Peter Hollens, Rosianna Halse Rojas, Sam Tsui, Threadbanger, e Vsauce3.

Por exemplo, no canal vlogbrothers (John & Hank Green), os criadores do vídeo dizem que vão usar a página Comunidade para informar os seus seguidores sobre as atualizações aos seus canais, eventos, e outros links engraçados ou fotos que têm visto.

De facto, esta página Comunidade permite aos criadores ter uma mini rede social de variedades nos seus canais. É um passo importante para a Google, que tem batalhado imenso para ter o direito a redes sociais, como aconteceu com o fracasso do Google+, concorrente do Facebook.

A empresa tentou, uma vez, transformar o Google+ no YouTube, mas teve resultados desastrosos.

Quanto a fazer do YouTube uma maior comunidade social, tem mais lógica o separador Comunidade do que uma rede social como o Google+, pois dá efetivamente aos criadores a possibilidade de falar diretamente com os seus seguidores e aumentar o compromisso social que a empresa pretende.

O YouTube diz que a funcionalidade Comunidade vai continuar em testes, enquanto analisam o retorno obtido e lançam outras funcionalidades. Está planeado o lançamento mais alargado para os próximos meses, mas ainda sem uma data prevista.

Fonte: https://techcrunch.com/2016/09/13/youtube-gets-its-own-social-network-with-the-launch-of-youtube-community/

Texto traduzido por:

Nome: Daniela Melo

Profissão: Tradutora

Descrição: Licenciada em Tradução, pelo ISCAP, e com especialização em Marketing Digital, pela web2business, é tradutora de inglês e espanhol para português em áreas como Marketing Digital, Social Media, Ciências Farmacêuticas e Turismo.

Gostavas de ver os teus textos no PMC? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever. http://www.portugalmediacenter.net/colabora-connosco/

Deixar uma resposta