Case Study

Em Marketing Digital muitas vezes temos a necessidade de criar um Case Study.  Encontrei este artigo no website The Social Media Monthly, espero que seja útil.

 

Como Criar um Case Study

Durante o curso de Economia e/ ou Gestão, pode ser pedido ao estudante para fazer um estudo de um determinado negócio, bem organizado. O objetivo desse trabalho é saber qual o nível de conhecimento do estudante sobre questões como cultura empresarial, gestão de recursos humanos, marketing, etc. Os jovens aprendem a lidar com vários desafios na área dos negócios e a resolver problemas complicados. Quando se trata de analisar um problema de negócios específico e de o descrever num estudo, estas normas de escrita são úteis.

pmc - Case Study

Planear o seu Case Study

Estude a situação. Se não conhecer o problema, de todas as perspetivas, pode ser difícil preparar um excelente caso de estudo de negócios. Geralmente, tem a possibilidade de escolher uma empresa e analisar os seus problemas que reduzem o desempenho. Deverá conhecer a história da empresa, os seus proprietários, a organização, gestão, finanças, marketing, etc. Ou seja, deve estudar detalhadamente a empresa e entender os seus problemas, causa e efeito. Tente escolher casos raros e estimulantes que impressionem o professor, e com os quais aprenda algo novo.

Trace um plano para o seu projeto. Não é aconselhável escrever um caso de estudo sem uma descrição pormenorizada que indique cada passo a seguir. Tenha em atenção que este tipo de trabalho tem uma estrutura rígida. Cada secção ocupa o seu lugar e não deve quebrar essa ordem. Planeie todo o processo e pense nas questões e categorias que vai analisar.

Apresentar a Causa e o Efeito do Problema

Escreva a introdução. Esta secção deve informar o leitor sobre o caso de estudo. Tente descrever o problema de modo sucinto. Diga algumas palavras sobre a empresa e a sua organização. Avalie a media do desempenho financeiro. Escreva sobre o problema ocorrido. Não é necessário falar da causa desse problema. Basta apresentar as suas consequências. O leitor deve ser capaz de identificar os factos, de modo a perceber o impacto do dito problema tanto no negócio como nos clientes. Forneça ao leitor a imagem geral de toda a investigação. Faça com que fique interessado nas suas futuras ações e soluções.

Descreva detalhadamente o problema. Nos parágrafos seguintes, deve focar-se no problema do negócio. Pode fazer uma breve retrospetiva da estratégia da companhia e atividade financeira, para explicar a possível causa do problema. É essencial mostrar que a solução é completamente necessária para a melhoria do desempenho e da saúde financeira da empresa.

Analise o caso. Leia sobre o problema deste caso e certifique-se de que alguém já pesquisou sobre isso. Normalmente, os estudantes analisam casos de negócio típicos que podem acontecer em variadíssimas empresas, por todo o mundo. Irá, certamente, encontrar várias investigações desses casos em matérias de gestão ou finanças, e aprender algo de novo com a leitura destes artigos. Centre-se na causa e no efeito do problema e tente criar uma solução eficaz que seja útil para a empresa.

Pensar na melhor solução

O objetivo de um estudo de negócios é ensinar os alunos a resolver as situações mais imprevistas que podem ocorrer nesta área. Depois de ter aprendido sobre a causa e o efeito do problema, necessita de o resolver. Existem várias formas de o fazer profissionalmente.

Analise estas opções e relacione-as com o seu caso:

Resolver com lucro. Por vezes, é possível resolver problemas simples com lucro para a empresa. Deve pensar nas ações que podem melhorar a situação da empresa sem qualquer despesa. Faça brainstorming de novas estratégias referentes à gestão de recursos humanos e a satisfação dos funcionários.

Resolver com despesas. A maioria dos problemas requer mudanças radicais e um investimento extra. A saída mais habitual é o aumento de salários e o aumento da opção de bens e serviços produzidos pela empresa. Às vezes as empresas têm de repensar o design e a marca, e gastar mais dinheiro em publicidade para atrair novos clientes e manter aqueles que já são fiéis. Pense nessas opções.

Não fazer nada. Por vezes, a melhor solução é não fazer nada em relação ao problema. Basta esperar e ignorá-lo até que desapareça.

Escolher a melhor solução. Dependendo do tipo de problema, deverá escolher a solução mais adequada. Dê ao leitor os argumentos e os factos que apoiam a sua escolha. Pese todos os riscos, gastos e lucros e encontre a melhor opção.

Resumir o caso. Na última secção deve resumir todo o caso. Relembre a causa e o efeito do problema, e sugira várias propostas reais que podem melhorar a situação da empresa.

Fonte: http://thesocialmediamonthly.com/tips-writing-effective-business-case-study/

– Artigo traduzido e adaptado por TranslationContent.

Traduzido e adaptado por:

PMC-DanielaMelo

Nome: Daniela Melo

Profissão: Tradutora

Descrição: Licenciada em Tradução, pelo ISCAP, e com especialização em Marketing Digital, pela web2business, é tradutora de inglês e espanhol para português em áreas como Marketing Digital, Social Media, Ciências Farmacêuticas e Turismo.

Gostavas de ver os teus textos no PMC? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever. https://www.portugalmediacenter.net/colabora-connosco/

Deixar uma resposta